Por Fellipe Aquino

Montadora alemã de olho no mercado nacional (Foto: divulgação)

Com o setor em alta e seus recentes recordes de vendas nos últimos anos, grandes montadoras passaram a observar o Brasil com outros olhos. Hoje são cerca de nove fabricas em construção ou em fase de projeto no país, investimentos milionários que chegam a custar Bilhões de dólares, gerando desenvolvimento e renda até 2014.

Devido à expansão do mercado automobilístico nos últimos meses, principalmente na venda de importados, fizeram com que a luxuosa Mercedes-Benz queira voltar a produzir automóveis no mercado nacional. A fabricante já teve uma experiência não muito lucrativa com o hatch Classe A, porém estuda possibilidades de voltar, principalmente com o significativo aumento de milionários no Brasil.

Já a gigante BMW está prestes a confirmar sua primeira fabrica no país, a principal aposta é para o estado de São Paulo que se candidatou juntamente com Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e estados do nordeste para receber a nova fabrica alemã. O estado paulista se destaca pela infraestrutura local e pelo fato dos fornecedores da marca já estarem instalados por aqui, como Bosch e Friedrichshafen.

BMW quer fábrica no Brasil (Foto: divulgação)

A futura fábrica da BMW deverá operar no esquema SKD (semi knocked-down), aonde os automóveis já chegam parcialmente montados no país. A linha fica responsável, portanto, pelo processo de finalização dos carros. Para a montadora, a vantagem de finalizar a montagem dos carros no Brasil é a possibilidade de exportá-los sem imposto para países membros do Mercosul e para o México, que possuem acordos de isenção fiscal.

Visando altos lucros, as montadoras asiáticas também estão atentas ao mercado nacional. Este é o caso da chinesa Chery, montadora que já iniciou a construção de sua fábrica em janeiro deste ano. Sua primeira unidade ficará em Jacareí a 70 quilômetros da capital paulista, um investimento avaliado em 800 milhões de reais. Lembrando que parte do investimento foi concedido pelo Banco de Desenvolvimento Chinês, visando o crescimento da economia asiática.

Chery S18 que será produzido no país (Foto: divulgação)

No Brasil a montadora produzirá apenas dois modelos, o S18 e A13, tanto para o mercado interno, como para a América Latina. Anualmente serão produzidos 170.000 carros, sendo que a nova fábrica deve entrar em funcionamento antes do segundo semestre de 2013.

As japonesas Hyundai e Toyota também não perderam tempo, as duas marcas já possuem fábricas por aqui, a primeira tem sua sede em Anápolis (GO), onde é produzido o Tucson, sucesso de vendas da montadora. Já a segunda possui duas fábricas no estado de São Paulo, uma em São Bernardo do Campo e outra em Indaiatuba (interior da capital), onde é produzido o famoso Corolla, marca registrada da empresa e mundialmente conhecido.

Em fevereiro a Hyundai anunciou uma nova fábrica que já está sendo construída na cidade de Piracidaba, interior de São Paulo, para a produção de um único modelo, o compacto HB. A Toyota por sua vez anuncia sua terceira fábrica, agora na cidade de Sorocaba, também no interior paulista, onde serão fabricados cerca de 70.000 carros por ano. O investimento das duas montadoras gira em torno de 600 milhões de dólares, lembrando que a Toyota além da comercialização nacional, pretende exportar veículos produzidos no país.

Corolla sucesso mundial da montadora japonesa (Foto: divulgação)

Em busca de crescimento no mercado brasileiro, as populares Fiat e Renault-Nissan se destacam no cenário. A montadora italiana está construindo sua segunda fábrica em Pernambuco, próximo ao Porto de Suape, onde está sendo construído um dos maiores polos industriais do país. Em sua nova unidade, a montadora ganhará um novo centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, estando avaliado em três bilhões de reais, o mais novo projeto da italiana terá a capacidade de produzir 200.000 carros por ano, abastecendo o mercado nacional e América Latina.

Já a aliança anunciada recentemente entre as montadoras Renault-Nissan, tem como objetivo aumentar a participação das montadoras no mercado nacional. As duas marcas anunciaram uma nova fábrica em Resende (RJ) e ampliações em suas atuais instalações. Aumentando suas participações na economia latina americana, uma vez que juntas investiram mais de um bilhão de reais na produção de novos veículos.

Deixe um comentário